Reconhecendo uma oferta de emprego fraudulenta

Como atualmente muitos estão online, navegando, fazendo compras, fazendo seu trabalho remotamente, ou trabalhando home office, alguns cuidados extras são necessários. Infelizmente, também existem inúmeros malfeitores usando a internet para tirar proveito dos desavisados ou menos cuidadosos. 

Reunimos algumas dicas úteis para ajudar a combater esse problema crescente, é bom usar para garantir que não será uma vítima de anúncios de emprego fraudulentos e possíveis golpes.

Verifique a ortografia e a gramática

A ortografia e/ou gramática inadequada é uma revelação muito importante de ser notada em golpes e possíveis golpes, bem como um estilo de escrita não profissional. Muitas vezes sem muita concordância ou até mesmo sem contexto. Se as frases não tiverem pontuação ou capitalização, ou se a ortografia estiver consistentemente errada, considere estes sinais de alerta.

Compensação exigida/Dinheiro ofertado

Continua após a publicidade:

No caso de alguém estar se passando por um recrutador e pedir compensação de qualquer tipo, isso é um grande sinal de alerta. De acordo com o Indeed , nenhuma empresa legítima exige que você pague para trabalhar para eles. Isso inclui pagar uma taxa pelo equipamento ou registro, comprar vales-presente, etc. Você nunca deveria ter que pagar por uma oportunidade de emprego. Ainda há casos de ofertas de dinheiro imediato para começar a trabalhar, prática muitos suspeita, já que empresas sérias e criteriosas não fazem isso sem o processo de recrutamento, treinamento e exames adequados.

Informações vagas da empresa

Listas de empregos fraudulentas geralmente não contêm informações importantes, como informações organizacionais. Se você não conseguir saber mais sobre um empregador em potencial por meio de uma pesquisa na Internet ou se os resultados não parecerem confiáveis, considere a possibilidade de se inscrever em outro lugar.

O e-mail não corresponde ao nome/domínio da empresa

Muitos golpistas inventam endereços de e-mail falsos ao contatar pessoas online. Se o e-mail não corresponde ao nome da empresa, é genérico ou foi criado usando um serviço gratuito como Gmail ou Yahoo, seja cauteloso. Você pode estar se correspondendo com alguém que não é da empresa que afirma representar.

Solicitação de entrevista via chat ou mensagem de texto

Você deve desconfiar de entrevistas se não puder ver ou falar com o recrutador. Mensagens de texto ou aplicativos de mensagens são uma maneira fácil para os golpistas atingirem grandes quantidades de pessoas para encontrar alvos em potencial. Entrevistas legítimas devem utilizar um vídeo ou chamada telefônica, para que você saiba que está falando com alguém da empresa para a qual está entrevistando.

Grandes empresas como Appen, TELUS International, Welocalize não chegam aos colaboradores usando aplicativos de mensagens como o Telegram ou WhatsApp. O processo de recrutamento dos contratantes independentes é muito mais criterioso.

Temos como exemplo a Appen que afirma que não publica oportunidades de emprego em sites como Upwork, Freelancer ou Dribble.

Continua após a publicidade:

Referências: Indeed, Thejobnetwork, Appen

Imagens: Internet

Conheça outras Empresas Contratantes:

Author: mquality.adm

Comente...