Verificação de endereço

Na verificação de endereço usamos como referência o padrão de formatação do Brasil para endereços completos. De forma online estaremos verificando se um determinado endereço de uma dada consulta é um endereço único e válido no mundo real.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é a atual gestora da base de dados principal e oficial de endereços no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, órgão responsável pela gestão do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE, detém seu Padrão de Registro de Endereços, a partir da rotina de atualização do referido Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas do IBGE.

O CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Esse Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico ele é totalmente atualizado e, além disso, passa por um processo contínuo de atualizações pontuais de acordo com a demanda das demais pesquisas.

Atualmente, ele contém mais de 79 milhões de endereços registrados, dos quais cerca de 27% foram atualizados após 2010, o que representa mais de 21 milhões de endereços, enquanto os demais são oriundos dos registros do Censo Demográfico 2010, segundo o Padrão de Registro de Endereços – Biblioteca do IBGE.

Continua após a publicidade:

Durante suas avaliações de endereço, o analista do programa Maps Quality, precisará usar os recursos disponíveis como Correios, IBGE, sites oficiais, imagens de ruas, etc., para verificar e comprovar a existência do endereço ou a não existência do endereço solicitado em uma pesquisa, durante a avaliação de um ponto de interesse ou outras tarefas onde apresentem o endereço como parte dos atributos a serem avaliados.

Alguns municípios como Bauru, Brasília, Goiânia e Palmas, possuem formatação de endereço diferente do usado em âmbito nacional. Pode ser uma combinação de [Setor], [Bloco], [Lote], [Grupo], [Quadra] entre outros componentes regulares como [Nome da Rua], [Rua de Número] e [Unidade].

Na tabela abaixo podemos ver os componentes mais comuns e usar como referência durante uma avaliação de endereço, mas é necessária uma pesquisa adequada, pois a ordem, a presença de componentes no endereço e a forma como são implementados variam.

Tabela de Componentes de Endereços

Componente/TipoBrasilBauruBrasíliaGoiâniaPalmas
Rua, Avenida, Rodovia,
Alameda, Praça, etc.
Nome da Rua Nome da Rua Nome da Rua Nome da Rua Nome da Rua
Setor (Sigla)N/AN/ANome da Rua N/AN/A
Área ResidencialN/AN/AN/AN/A Nome da Rua
QuadraN/ANúmero de RuaNome da Rua Número de RuaNome da Rua
Quadra Interna (QI)N/AN/AN/AN/ANome da Rua
ConjuntoUnidadeN/ANome da RuaN/AN/A
BlocoUnidadeN/ANome da RuaN/ANome da Rua
CondomínioN/AN/ANome da RuaN/AN/A
ChácaraN/AN/ANome da RuaN/AN/A
ÁreaN/AN/AN/AN/ANome da Rua
NúmeroNúmero de RuaNúmero de RuaNúmero de RuaNúmero de RuaNúmero de Rua
KmNúmero de RuaNúmero de RuaNúmero de RuaNúmero de RuaNúmero de Rua
LoteN/ANúmero de RuaParte do Nome da Rua ou Número de RuaNúmero de Rua Parte do Nome da Rua ou Número de Rua
ApartamentoUnidadeUnidadeUnidadeUnidadeUnidade
LojaUnidadeUnidadeNúmero de Rua ou UnidadeUnidadeUnidade
SalaUnidadeUnidadeUnidadeUnidadeUnidade
Grupo (Gr.)UnidadeN/AN/AN/AN/A
BairroBairroBairroBairroBairroBairro
RA (Região Administrativa)N/AN/ABairroN/AN/A
Plano DiretorN/AN/AN/AN/ABairro
Cidade/MunicípioMunicípioMunicípioMunicípioMunicípioMunicípio
EstadoEstadoEstadoEstadoEstadoEstado
BrasilPaísPaísPaísPaísPaís
N/A = Não aplicável ou Não se Aplica

Correios: No site do Correios, componentes listados no campo Logradouro é o espaço, terreno dentro do município. Comumente é o Nome da Rua, em alguns casos o Número de Rua em adicional com o Nome do ponto de interesse. Exemplo: Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Shopping Palladium.

Acentos gráficos e diacríticos:

Continua após a publicidade:

Como fazem parte da Língua Portuguesa, a acentuação gráfica e os diacríticos devem ser usados em endereços.

Separação de componentes de endereço:

Ao escrever o endereço, use vírgula entre o nome do logradouro e o número da casa ou edifício: 

Avenida Presidente Kennedy, 4121, Lj. 1048

Nos endereços de Brasília, não use vírgula entre a indicação da quadra ou do setor e o bloco: 

SQS 310 Bloco C

Exemplo de endereço completo na formatação padrão nacional estrutura verticalizada, comum em correspondências:

Avenida Presidente Kennedy, 4121
Portão
Curitiba/PR
80610-905

Em documentos tipo papelaria empresarial, folders e anúncios de varejo que precisam de uma formatação mais horizontal, o padrão mais comum utilizado em documentos é com os elementos separados por “,” (vírgula) até o nome do bairro. Antes do nome do bairro, sempre colocamos “-” (hífen), e logo após o nome do bairro, colocamos “.” (ponto). Cidade e UF, aparentemente, não tem padrão de separador, podendo ser “-” (hífen) ou “/” (barra). Por último, entra o CEP.

Continua após a publicidade:

Exemplo de endereço completo padrão nacional formatação horizontal:

Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão. Curitiba/PR. CEP: 80610-905

CEP – Código de Endereçamento Postal – Criado pela EBCT em 1971
Por determinação dos Correios, a única formatação correta para o CEP é sem ponto e com hífen separador antes dos três últimos algarismos:

80610-905


Verificando endereço no site dos Correios

O site oficial dos Correios facilita a verificação da maioria dos componentes de endereço. Afinal a ECT detém a base de dados principal e oficial de endereços no Brasil

Continua após a publicidade:

Consultar endereço no site oficial dos Correios:


Verificando endereço no site do IBGE

A verificação para o número de rua é necessário usar outros recursos como imagem de rua, site oficial de empresas, negócios ou consultar o da empresa CNPJ na Receita Federal, saiba como: Localizando e consultando CNPJ na Receita Federal.

O IBGE nos fornece uma lista de endereços válidos para todas as cidades do Brasil. É uma fonte confiável que podemos usar principalmente quando não há imagem de rua disponível ou não podemos ver o número de rua devido à má qualidade das imagens, obstruções visuais e até mesmo construções sem a identificação numérica, ou ainda quando provedores de mapas online divergem quanto ao nome da rua ou qual o nome correto e oficial.

Consultar e validar endereço no site oficial do IBGE:

Referências: Correios, IBGE, Governo Federal


Outros recursos úteis:

Continua após a publicidade:

Author: mquality.adm

Comente...