Técnica de pesquisa POI/AOI no Google Maps

O analista de mapas frequentemente precisa efetuar buscas para localizar um determinado endereço, empresa/negócio, entre outros vários tipos de pontos de interesse (POI) e áreas de interesse (AOI), assim como para encontrar recursos oficiais para validação de dados e poder avaliar suas tarefas com assertividade.

Pesquisa Filtrada

Atualmente o Google Maps é o melhor e mais completo provedor de mapas online. Conta com o recurso de imagem de rua Google Street View que ajuda muito em buscas visuais, indispensável para muitas tarefas a serem avaliadas.

O Google Maps disponibiliza mapas, imagens de satélite, a possibilidade de ver cidades com zoom, visualização 2D e 3D, informações de trânsito em tempo real, itinerários e linhas de transportes, rotas e pontos de parada, dentre outras tantas funcionalidades.

Isso tudo está associado ao sistema de pesquisa da Google (Google Search), que é o mecanismo de pesquisa. Ao usar o Google Maps, estamos usando o sistema inteligente que filtra a busca e nos fornece resultados mais conhecidos e por muitas vezes mais relevantes e exatos, que combinam com a intenção da busca.

Pesquisa por Endereço:

Por muitas vezes o endereço correto de um ponto de interesse pode ser conflitante nas SERPs (Search Engine Results Page), devido à erros de digitação, endereço incompleto e por não ser validado por fontes oficiais por exemplo, muito comum em sites agregadores de conteúdo.

Continua após a publicidade:

Pesquisar pelo endereço no Google Maps possibilita localizar resultados bastante satisfatório para negócios/empresas e vários pontos de interesse.

Exemplo 1:

Busca pelo endereço: Rodovia BR-376, Km 515 s/n Ponta Grossa – PR

Aqui temos um endereço que gera mais de um resultado.

As avaliações dos usuários ‘Reviews‘, nos ajudam muito a filtrar a pesquisa, na maioria das vezes àquele com maior número de avaliações corresponde/combina à intenção da busca.

Continua após a publicidade:

Ao selecionar o ponto de interesse, vemos um cartão com várias informações: endereço, website, telefone, entre outras informações.

Mais à baixo uma filtragem bem interessante “Resultados da Web” nos é fornecido, faz muita diferença quando a busca for para fontes oficiais como website ou Facebook Page.

Ao acessar o site oficial, em sua página de contato (https://parquevilavelha.com.br/contato/) confirmamos que o endereço é oficial para o Parque.


Exemplo 2:

Busca pelo endereço: Rua Barão do Rio Branco, 922, Fortaleza – CE

No resultado podemos ver pela imagem que provavelmente o endereço é de uma unidade das Lojas Americanas. Uma grande quantidades de avaliações reforça a sugestão:

Continua após a publicidade:

No cartão de informações com dados, o endereço da busca combina, vemos também o site oficial.

Outra praticidade para negócios de redes, é que a URL específica daquela unidade já pode estar ali inserida:

O link direcionou exatamente para a URL oficial daquela loja.


Exemplo 3:

Continua após a publicidade:

Ponto proeminente: 1101 Biscayne Blvd, Miami, FL 33132, Estados Unidos

Em endereços bem conhecidos, com algum ponto de interesse proeminente a busca é ainda mais assertiva e direta:

Várias avaliações de usuários, cartão de dados com site oficial (https://www.frostscience.org/) que ao acessar nos permitiu confirmar que o endereço corresponde com o resultado do Google Maps: Museu de Ciências Patricia e Phillip Frost


Exemplo 4:

Ponto proeminente: 1600 Pennsylvania Avenue NW, Washington, DC

Pelo site oficial (https://www.whitehouse.gov/) novamente foi possível confirmar o POI naquele endereço:

Continua após a publicidade:

Continua na PARTE 2: Técnica de pesquisa POI/AOI no Google Maps (parte 2)


Recurso útil para pesquisas: Search POI Filtering


Outros recursos úteis:

Author: mquality.adm

Comente...