Chefe de tecnologia do mecanismo de busca da Apple retorna ao Google

Funcionários importantes no desenvolvimento do mecanismo de busca da Apple saem para se juntar ao Google

Entre eles uma pessoa-chave que parece ter desenvolvido o próprio mecanismo de busca da Apple retornou ao Google.

Em 2018 a Apple adquiriu a Laserlike, dando impulso ao desenvolvimento de um mecanismo de busca Web. A startup Laserlike foi fundada por um trio de ex-engenheiros de pesquisa do Google (Anand Shukla, Srinivasan Venkatachary e Steven Baker) para recomendar sites a pessoas com base em seus interesses e histórico de navegação. Quatro anos depois, os fundadores da Laserlike retornaram ao Google, de acordo com um relatório pago do The Information.

O cofundador da Laserlike Srinivasan Venkatachary era diretor sênior da equipe de busca na Apple. Acredita-se que a equipe conta com mais de 200 funcionários e potencialize a tecnologia do por trás do Spotlight, resultados de pesquisa da App Store da Apple e Siri Suggestions em iPhones e Macs e ajuda a melhorar as respostas para o assistente de voz Siri, a tecnologia é usada também para gerar resultados e recomendar artigos do Apple News.

Continua após a publicidade:

Parece não ser incomum o deslocamento de equipes entre a Apple e o Google em projetos longos e envolventes, como o de pesquisa. No mesmo ano em que a Apple comprou a Laserlike, 2018, também trouxe para si John Giannandrea do Google. Giannandrea ficou no Google por oito anos, saindo como chefe de Machine Learning. Ele agora é vice-presidente sênior de Machine Learning e Estratégia de IA da Apple.

Enquanto o Google paga à Apple cerca de US$ 15 bilhões por ano para permanecer como o mecanismo de busca padrão nos dispositivos da Apple, a Apple desenvolvendo um rival interno para a busca do Google pode aumentar sua alavancagem durante suas negociações periódicas com o Google sobre o acordo.

Referências: Apple, AppleInsider, The Information, MacRumors

Imagem: The Information

Continua após a publicidade:


Leia também:

Author: mquality.adm

Comente...