Funcionários importantes no desenvolvimento do mecanismo de busca da Apple saem para se juntar ao Google
Entre eles uma pessoa-chave que parece ter desenvolvido o próprio mecanismo de busca da Apple retornou ao Google.
Em 2018 a Apple adquiriu a Laserlike, dando impulso ao desenvolvimento de um mecanismo de busca Web. A startup Laserlike foi fundada por um trio de ex-engenheiros de pesquisa do Google (Anand Shukla, Srinivasan Venkatachary e Steven Baker) para recomendar sites a pessoas com base em seus interesses e histórico de navegação. Quatro anos depois, os fundadores da Laserlike retornaram ao Google, de acordo com um relatório pago do The Information.
O cofundador da Laserlike Srinivasan Venkatachary era diretor sênior da equipe de busca na Apple. Acredita-se que a equipe conta com mais de 200 funcionários e potencialize a tecnologia do por trás do Spotlight, resultados de pesquisa da App Store da Apple e Siri Suggestions em iPhones e Macs e ajuda a melhorar as respostas para o assistente de voz Siri, a tecnologia é usada também para gerar resultados e recomendar artigos do Apple News.
Parece não ser incomum o deslocamento de equipes entre a Apple e o Google em projetos longos e envolventes, como o de pesquisa. No mesmo ano em que a Apple comprou a Laserlike, 2018, também trouxe para si John Giannandrea do Google. Giannandrea ficou no Google por oito anos, saindo como chefe de Machine Learning. Ele agora é vice-presidente sênior de Machine Learning e Estratégia de IA da Apple.
Enquanto o Google paga à Apple cerca de US$ 15 bilhões por ano para permanecer como o mecanismo de busca padrão nos dispositivos da Apple, a Apple desenvolvendo um rival interno para a busca do Google pode aumentar sua alavancagem durante suas negociações periódicas com o Google sobre o acordo.
Referências: Apple, AppleInsider, The Information, MacRumors
Imagem: The Information
Leia também:
- Mecanismo de Pesquisa da Apple?
- Principais cidades cobertas pelo Apple Maps
- Apple Maps expande dados 3D para França, Mônaco e Nova Zelândia
- Comparativo: Apple Maps x Google Maps
- Apple Maps: novos mapas para Arábia Saudita, Israel e região da Palestina