A Apple coleta dados para melhorar a precisão de localização de realidade aumentada em mapas
Ao lançar o iOS 17.2, a Apple delineou os dados relacionados ao Maps que está coletando para melhorar a função de localização de realidade aumentada. No documento de suporte, a Apple afirma que pretende aumentar a velocidade e a precisão dos recursos de realidade aumentada no aplicativo Apple Maps.
Ao usar recursos de realidade aumentada no Maps, incluindo rotas de caminhada imersivas ou a opção de refinar a localização, a Apple coleta informações sobre “pontos característicos” que representam a forma e a aparência de objetos estacionários, como edifícios. Os dados não incluem fotos ou imagens e os pontos característicos coletados não podem ser lidos por uma pessoa.
De acordo com a Apple, o Maps usa aprendizado de máquina no dispositivo para comparar pontos de recursos com dados de referência do Apple Maps enviados ao iPhone. A câmera filtra objetos em movimento, como pessoas e veículos, com a Apple coletando apenas os pontos característicos de objetos estacionários.
A comparação entre os pontos característicos e os dados de referência do Apple Maps permite que o Maps identifique a localização do usuário e forneça instruções de caminhada detalhadas com contexto de AR (Realidade Aumentada). Usar as rotas de caminhada AR ou Refine Location atualiza os dados de referência da Apple para melhorar a precisão da realidade aumentada.
Os dados coletados pela Apple são criptografados e não estão associados a um usuário individual ou ID Apple. A Apple também usa aprendizado de máquina no dispositivo para adicionar “ruído” aos dados de pontos característicos para adicionar variações irregulares que evitam qualquer tentativa “improvável” de usar pontos característicos para reconstruir uma imagem a partir dos dados.
Segundo a Apple, apenas um “atacante extremamente sofisticado” que tenha acesso ao sistema de codificação da empresa seria capaz de recriar uma imagem a partir de pontos característicos, mas como os dados são criptografados e limitados apenas à Apple, “um ataque e recriação são extremamente improváveis “.
O uso de dados AR pode ser desativado para evitar que a Apple os colete. O botão de alternância “Melhorar a precisão da localização AR” pode ser acessado no aplicativo Configurações, acessando Privacidade e segurança e tocando em Análise e melhorias.
Referências e imagens: Apple Maps, MacRumors.com, Wikipédia
Leia também:
- Google Maps com novo estilo de mapas baseado no Apple Maps
- Expansão #20 do Apple Maps traz novos mapas para Dinamarca e Grécia
- Principais cidades cobertas pelo Apple Maps
- Apple Maps expande dados 3D para França, Mônaco e Nova Zelândia
- Overture Maps, iniciativa com conjunto de dados abertos